Chegando à era da mobilidade elétrica, cada vez mais vem os carros elétricos e híbridos vem surgindo, com isso, mais pontos de recarga, inclusive nos condomínios.

Mesmo diante da falta de estrutura em geral, as vendas desses veículos aumentaram cerca de 77% em 2 anos, e já estão presentes em diversos lugares e garagens, porém, donos desses veículos que moram em condomínios enfrentam dificuldades para recarregar seus automóveis elétricos.

Mas como atender os proprietários destes veículos na demanda por carga elétrica e suas instalações? Segundo especialistas é necessário uma análise técnica dos condomínios para receber a tecnologia para receber a demanda dos carregadores.

Não basta apenas conectar o carro na tomada, como muitos pensam”, diz Ricardo David, sócio-diretor da Elev (companhia de tecnologia de mobilidade elétrica). O executivo explica que não basta apenas conectar o carro na tomada, como muitos pensam. Principalmente quando consideramos a voltagem e o valor da eletricidade. Por este motivo, para o carro elétrico ser carregado nos condomínios, o debate deve envolver todos os moradores. Ricardo também salienta que “é possível ter carregadores privados que podem ser solicitados por moradores, assim como os carregadores coletivos”, pois os mais modernos além da segurança e do baixo custo de manutenção, também apresentam estatísticas de uso, que podem ser ferramentas úteis no compartilhamento, afirma.

Essa tecnologia bate em nossa porta, ou melhor dizendo, estará em nossas garagens logo mais, e para tanto, a aplicação adequada de pontos de energia nas garagens condominiais não é um “bicho de sete cabeças”. O conceito pode e tende a ser similar ao aplicado em outras áreas comuns, como quadras esportivas e piscinas, em que há um controle de horas, por meio de cronogramas de uso, em que “o proprietário do veículo poderá ter a segurança de carregar seu veículo em casa, e utilizar o carregador para controlar o tempo usado e pagar pelo que ele consumiu”, explica David.

E este assunto transcende até mesmo quando ao repasse dos imóveis: garagens equipadas com estes carregadores podem ser um grande diferencial de valor de compra e venda de um imóvel.

Diante desta globalização econômica e politicamente correta em termos ambientais, é bastante convidativa para pautas sindicais e assembleias, antecipando a matéria em pauta para vias de planejamentos e preparações das instalações de pontos de carga automotiva, lembrando que a demanda vem aumentando e as adaptações terão de ser realizadas.

Para todos os síndicos e proprietários de imóveis, a Eleve Mobility já oferece a disponibilidade de uma cartilha gratuita em seu site em forma de e-book onde o leitor vai ficar por dentro das melhores respostas para os principais questionamentos dos consumidores.

Para Clemente Gauer, daTupinambá Energia, (operadora de eletroabastecimento), existem diversas opções para quem deseja instalar carregadores em condomínios, inclusive oferecendo gestão de energia através de aplicativo. Segundo ele, “oferecemos uma solução que permite aos condôminos compartilhar estações de recarga através do aplicativo Tupinambá Energia, este vinculado a um sistema de cobrança em nuvem que permite o repasse correto aos proprietários dos veículos o custo da energia utilizada e também observar remotamente o correto funcionamento do carregador.”

Com estes fatos, a realidade é que mais cedo ou mais tarde, as instalações e adaptações terão de ser realizadas. Para realizar a instalação do carregador, no entanto, é necessário visita e avaliação de especialista.

Com essa matéria podemos nos antecipar e vislumbrar um futuro que pode estar ao acesso de todos nós, e que necessita também de muita atenção aos pontos discutíveis. Isso agrega valor aos imóveis, nos promove mobilidade e economia. Compete assim, avaliar e discutir a proposta.

Fonte: iG Carros |09/05/2022 11:41Atualizada às 09/05/2022 12:02

Diante de todas essas informações, a Matias está pronta para auxiliar com soluções de otimização o seu imóvel para venda ou locação! Além disso, gestão e coletividade são competências nossas de rotina, acreditando que a seriedade e a confiança cada vez mais protegidas, são também excelentes formas de administração,  oferecemos uma gestão humanizada e bem-sucedida! Por isso, a Matias está aqui para auxiliar também na sua rotina condominial. Não passe em branco e faça a diferença!

Acompanhe também nas redes sociais @matias negócios imobiliários e obtenha atendimento nos números: Tel. (11) 3855-2810 e WhatsApp – (11) 94769-0109 / 94033-2408

Praça 7 de fevereiro, 19 – esquina c/ Rua Anjo Custódio Anália Franco – São Paulo – SEDE PRÓPRIA –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *